Vai fazer 30 anos no início da próxima semana que se realizou uma prova de Autocross, que viria a ditar o sucesso que esta modalidade teve. Certamente que muitos ainda se lembram disso e que alguns até nela participaram.

Estava-se no ano de 1983 e tinha sido criada uma secção automóvel no F. C. de Penafiel. Nessa altura, havia dois campeonatos e pouco mais. Os de Ralis e Velocidade, com este último a incluir algumas Rampas. Secção automóvel formada, mas sem provas para realizar, a não ser que fossem fora dos Campeonatos referidos.
Porém, alguém se lembrou do Autocross. Tinha, anos antes, havido as provas de Pop-Cross, no final da década de 70. Depois, algumas de Autocross realizaram-se esporadicamente. Um clube havia, que as continuava a organizar. Duas em cada ano. Referimos ao Sporting Clube de Abrantes, através da sua Secção de Motorismo. Mas fora isso, mais nada.
A ideia do Autocross foi abraçada por todos os membros da Secção do F. C. de Penafiel e no segundo fim de semana de dezembro de 1983, realizou-se uma prova na zona industrial de Guilhufe.
Foi um enorme êxito, com largas dezenas de inscritos e muito público a assistir a essa jornada, que se realizou nos dias 10 e 11 de dezembro, com o Penafiel como organizador.
No ano seguinte, 1984, houve um enorme "crescimento". Foram organizadas 16 provas, distribuídas por esse país fora, com muitos clubes a aderirem à modalidade. Foi nesse ano que se realizou a primeira prova de Lousada, também pelas mãos da Secção Automóvel do F. C. de Penafiel.
Hoje, infelizmente, a modalidade parece estar esquecida. A anterior direção da FPAK acabou com ela e parece que não há vontade de a revitalizar.
Um aparte, para voltarmos a 1983. Lembrámo-nos de uma revista que publicou uma notícia sobre a prova de Penafiel. Referimo-nos à Auto Mundo, com Joaquim Oliveira a ser o jornalista que escreveu algumas linhas sobre essa jornada e que viria a dar destaque à modalidade nos anos seguintes. O "Quim" Oliveira, que hoje está ligado ao site Altas Rotações e ao jornal Audiência e que continua a destacar o Off-Road. Aliás, é a ele que agradecemos as fotos que aqui publicamos e que se reportam àquela altura.

 

Apoios

                    

rodape_3.png
Go to top
JSN Boot template designed by JoomlaShine.com