A jornada de Mação, serviu de estreia a um jovem vila-realense. Chama-se João Barroso e já tem o “bichinho” do Ralicross.

 

 


Foi em Mação, na segunda jornada do PTRX, que João Barroso fez a sua estreia no desporto automóvel. Competiu na Iniciação, com um pequeno Fiat Uno. O OffRoad Portugal, teve com ele uma pequena conversa.
A nossa questão, foi como é que João Barroso, chegou ao Ralicross. “O meu Pai corre na Velocidade, nos 1.300 cc. e ele cativou-me, passou-me o ‘vício’ de vir correr”. O Pai chama-se Nuno Barroso, nome bem conhecido em Vila Real, e não só. Além do Nuno Barroso, há outro interveniente nesta estreia. Referimo-nos à Garagem Veiga Competição, que muito impulsionou esta estreia, além de ser responsável pela preparação e assistência do Fiat Uno.
Uma estreia numa pista nada fácil, mas João gostou. “Como disse, não é uma pista muito fácil. Era um traçado que eu desconhecia e que é muito escorregadia. Ao longo das voltas fui-me habituando, fui conhecendo a pista e acho que consegui um bom resultado”.
Experiência anterior, em competição, é coisa que não existia. “Até hoje, só tinha experiência de karting, mas só de lazer, não de competição. Nunca tinha competido. Antes, andava no Polaris, que o meu Pai tinha, e andava algumas vezes de kart, no Kartódromo. Além disso, também dava umas voltas de mota, mas tudo fora da competição”.
Foi, portanto, uma estreia absoluta, com um carro que teria metade da potência dos dos seus adversários.
Andar de kart ou andar de carro, é este último que já faz a sua preferência. “Neste momento, gosto mais de andar de carro, gosto mais de Ralicross. Dá outra adrenalina, até porque é em competição”., confessou João Barroso.
“Comecei com um Fiat Uno, que é para aprender e, se calhar, para o ano, passo para um carro melhor. Mas quero continuar, pois estou a adorar esta experiência”, confessou João Barroso. Um jovem com 15 anos, de Vila Real, terra que já deu nomes grandes ao desporto automóvel. E que viu começar, igualmente na Iniciação do Ralicross, dois grandes pilotos. Pilotos que se consagraram, também, noutras categorias. Referimo-nos a Rafael Lobato e Pedro Alves. Esperemos que o mesmo aconteça, com este nosso jovem entrevistado.

O Fiat Uno de João Barroso

João Barroso

Direitos de autor © 2018 Offroad Portugal. Todos os direitos reservados.
Joomla! é um software livre produzido sob a licença GNU GPL.
Go to top
JSN Boot template designed by JoomlaShine.com