Depois de algumas provas no Troféu Galo, José Silva estreou-se em provas de âmbito nacional, na jornada da Taça de Portugal de Ralicross.

 

 


Já se viam vários kartcrosses JRS, em provas do Campeonato Nacional. Contudo, a estreia do piloto/construtor aconteceu na Taça de Portugal, no final do passado mês de outubro.
Conhecíamos-lhe o “bichinho” dos automóveis, há muitas temporadas. Até como organizador. Depois, passou para o outro lado, não só como piloto, mas igualmente a competir com os kartcrosses que constrói.
Foi com José Silva, o piloto de Moimenta da Beira, que tivemos uma pequena conversa.
Primeiro, confirmou-nos que a “Taça foi a estreia em provas de âmbito nacional”.
Isto porque, antes, tinha “competido no Troféu Galo, em Chorente, durante três anos”.
Depois deste introito, voltamo-nos para a estreia na Taça.
“Gostei bastante. Já não competia há mais de um ano e consegui reunir os apoios para participar na Taça de Portugal. Gostei e deu para perceber quão elevado é o ritmo a que atualmente se anda”. Confessou José Silva
De seguida, contou-nos como chegou ao Kartcross. “Cheguei em 2007, com algumas brincadeiras que fui fazendo. Quando tinha 14 anos, vi pela primeira vez um Kartcross e quis construir um. Ainda arranjei um motor de um 2cvs, mas faltava o resto. E, para conseguir esse resto, tive de esperar 15 anos. Demorou, mas consegui”.
Uma estreia, em Sever do Vouga, duplamente gratificante, pois aconteceu com um Kartcross por si construído. “A estreia foi com um Kartcross por mim construído e, como muitas outras cosas na vida, começou por uma brincadeira, como antes referi. Esperei 15 anos, mas durante todo esse tempo, fui aprendendo e desenvolvendo algumas técnicas, com outras modalidades. Uma delas, o radiomodelismo, onde se aprendem muitos conceitos de afinações. Isto, aliado ao meu gosto pelo desporto automóvel e pela construção, fez-me encontrar no Kartcross a modalidade ideal para poder aplicar os meus conhecimentos”.
A questão seguinte, prendeu-se com a Joker lap, no Kartcross. “Ela trouxe ainda mais emoção para as corridas, tanto para o público, como para quem anda a correr. Antes, quem ia para a frente, se não cometesse erros, ganhava. Com a Joker, a classificação está sempre em constante alteração até ao final da prova, pelo que, quem arranca em primeiro, poderá nem sempre ganhar. Gostei, até porque em Chorente, já cumpríamos a Joker lap”.
A seguir, a nossa pergunta a José Silva, prendeu-se com a experiência que tinha, anteriormente, no desporto automóvel. “A minha experiência passava por Provas de Perícia, nas quais não só participei, como também construi alguns chassis. Entre eles, o de Jorge Almeida, que foi Campeão Nacional em 2012. Quanto a mim, participei com diversos carros, desde um Peugeot 205, até um Autobianchi A112, entre outros. Também ‘andei’ pela Montanha, onde prestei assistência a alguns pilotos”.
Apoios, é ‘coisa’ que não abunda, tal como muitos se queixam . “Com a minha localização geográfica, não é fácil conseguirem-se patrocínios. As empresas existentes são pequenas e isso torna tudo mais difícil. Contudo, gostava de agradecer a 24LX Assistence, Junta de Freguesia de Moimenta da Beira, Sapataria Teresinha, bem como a todos aqueles que me vão ajudando, por mais ‘pequenos’ que sejam. A todos o meu obrigado”.
Faltaria falar-se do futuro e José Silva não se fez rogado. “Gostava de continuar no Kartcross, como piloto e construtor. Vamos esperar pelos regulamentos do próximo ano, para podermos delinear a época. Também gostava de apoiar alguns pilotos no Campeonato Nacional e de trazer novos valores para a modalidade. Há essa possibilidade, mas tudo depende do novo regulamento e dos custos que este poderá acarretar para quem constrói. Estou a aguardar”.
Esperemos que todos estes últimos desejos se concretizem e que a JRS continue a construir e a ter êxito, no CNR, trazendo mais pilotos para esta espetacular e radical modalidade.

O JRS de José Silva

Direitos de autor © 2017 Offroad Portugal. Todos os direitos reservados.
Joomla! é um software livre produzido sob a licença GNU GPL.
Go to top
JSN Boot template designed by JoomlaShine.com