Este ano há datas importantes a comemorar, no que diz respeito ao Off-Road nacional.
Uma delas, tem a ver com o agora denominado Eurocircuito de Lousada. Dias 20 e 21 do próximo mês de outubro, completam-se 35 anos, relativamente à realização da primeira prova de Autocross, no local onde se encontra o referido Eurocircuito.
Foi uma prova disputada em 1984, em que o organizador oficial, foi o Futebol Clube de Penafiel, com a sua Secção de Desportos Motorizados. Mas a prova deveu-se ao empenho de três lousadenses. Os saudosos Jaime Moura e Bernardo Lousada, bem como José Carlos Bessa Machado. Infelizmente os dois primeiros já não se encontram entre nós
No ano seguinte, já seria uma entidade lousadense a organizar provas. Referimo-nos à Associação de Cultura Musical de Lousada. O Clube Automóvel de Lousada, aparecerá depois.
Outra data importante, poderá ser comemorada mais no final do ano. Dias 9 e 10 de dezembro. Esta, diz respeito ao Vouga Sport Clube e à realização da primeira jornada, em terras nacionais, de uma prova de Ralicross. Foi no Circuito do Alto do Roçário, no ano de 1989, aproveitando parte da pista de Autocross, que lá existia. Como um aparte, foi o Campeão de Ralis Joaquim Santos, com o espetacular RS 200 da Diabolique, quem venceu na categoria principal. Nessa altura, era Carlos Silva o Presidente daquela agremiação.
Também este ano fez 25 anos, que foi inaugurado o Parque de Desportos Motorizados de Castelo Branco. Aconteceu com uma prova que se realizou dias 29 e 30 de abril de 1994. Uma pista que já recebeu, tal como o Eurocircuito, prova europeias. Nessa altura, era presidente da Escuderia, Carlos Tomás.
Acresce que a Escuderia Castelo Branco cumpriu 55 primaveras, esta semana, dia 21 deste mês de maio.

Está publicado no calendário da FPAK uma prova extra, candidata aos Campeonatos de 2020.

Mário Barbosa vai estar presente no Euro Rx – Supercar, esta temporada.

No Ralicross de Castelo Branco, que se realizou no fim de semana de 11 e 12 de maio, encontramos várias situações, que merecem relevo.

Foi publicado no passado dia 13 deste mês de maio o Regulamento Técnico do Open de Ralicross.
Ao contrário dos outros Campeonatos, o Regulamento Técnico do Open, aparece como um anexo, ao Desportivo.

Não podíamos terminar os textos sobre Castelo Branco, sem falar da Super Car e sem apresentar fotos dos carros dos restantes pilotos, de todas as categorias, que foram ao pódio.

Desta vez, os pilotos não tiveram que aguardar momentos infindos para retirarem as suas viaturas do Parque Fechado. Verificações finais efetuadas, minutos necessários passados e eram retirados por cada categoria.

Pouco passava das 18 horas, quando terminou a última corrida da tarde. Pena que assim não aconteça em todas as jornadas.

O Ralicross de Castelo Branco, que se realizou no passado fim de semana, teve 56 participantes, boas corridas e o regresso do sol, às jornadas desta radical e espetacular modalidade.

A jornada belga do WRX, disputada em Spa-Francorchamps teve 58 participantes, divididos pelas três categorias em disputa.

É já este fim de semana que se realiza a segunda jornada dos Campeonatos de Portugal de Ralicross, Kartcross e Super Buggy.

Não vai ser em Dreux, que o Titans-RX Rallycross Europe vai começar, pois aquele circuito francês decidiu não organizar a prova, que lhe estava atribuída.

rodape_1.png
Go to top
JSN Boot template designed by JoomlaShine.com