Certamente que nenhum amante de Deporto Automóvel desconhece Santinho Mendes, para os mais distraídos falamos do piloto Multi Campeão Nacional, detentor de um palmarés invejável.

Os amantes do Ralicross conhecem o neto, António Santinho Mendes, que nos últimos anos tem brilhado nos nossos circuitos. Do saudoso Autocross conhecemos o filho, Vitor Mendes. No Todo o Terreno temos o outro filho, José Mendes. Mas todos conhecem o patriarca da família Mendes, o piloto que brilhou em todas as vertentes do Desporto Automóvel Nacional.
Não pretendemos deixar um palmarés completo. Mas temos de salientar as modalidades por onde passou. Desde 1970, altura em que deixou as perícias e começou a participar em provas federadas, Santinho Mendes começou a vencer. Foi vencedor do Troféu Datsun 1200 no ano seguinte. Em 1972, ano em que muitos de nós mal sabíamos o que era um carrinho de brincar, já o nosso piloto arrecadava o seu segundo título, no referido troféu.
Um ano depois foi Campeão Nacional de Velocidade. Já em 1975 foi vencedor do Rally Volta a Portugal e Vice-Campeão Nacional de Ralis.
E o seu palmarés não parou de crescer, desde Campeão Nacional de Ralis, a Campeão Nacional de Autocross em 1986 e 1987, ano em que foi também, segundo na prova Portalegre 500.
Passou pelo Todo Terreno onde foi Campeão em 1997. Em 1999 participou no famoso Paris-Dakar, no ano seguinte foi o melhor Português na mesma prova.
Em 2019 participou nas 24 horas de Fronteira, foi pioneiro, ao juntar a família na sua equipa. Acompanhado pelos dois filhos e pelo neto, conquistou um brilhante oitavo lugar.
No próximo fim de semana é novamente pioneiro.
Vai voltar ao circuito que apadrinhou, desta vez será para fazer a sua primeira corrida de Ralicross. Desafiado pelo neto, terá nas mãos o volante de um carro com pergaminhos. Santinho Mendes “Junior” foi Campeão com Astra. Foi também com o Astra que Vitor Mendes, conquistou o mesmo título no Autocross.
Se tudo o que referimos acima não foi suficiente para o surpreender. Temos de referir que Santinho Mendes está prestes a completar oitenta primaveras, já no próximo mês de outubro.
No fim de semana teremos reunidos grandes nomes do panorama automobilístico nacional. Para além de Santinho Mendes e a família, que bastariam para consagrar qualquer prova. Estarão presentes os navegadores, que ao longo dos anos acompanharam o piloto, assim como alguns convidados de renome.
Será sem dúvida uma grande festa, ao estilo de homenagem a um piloto multifacetado. E uma grande honra para todos nós, ver competir um nome gigante do nosso automobilismo.
Um grande “Bem Haja” pela coragem e por tudo o que deu ao Desporto Automóvel.

Pin It
rodape_2.png
Go to top
JSN Boot template designed by JoomlaShine.com