Já informamos na notícia anterior, estão abertas, no portal FPAK as inscrições para a última prova da época.

Nessa mesma notícia fizemos uma pequena antevisão da prova, no que respeita ao Campeonato de Ralicross.
Desta feita vamos fazê-lo em relação aos monolugares.
Super Buggy, com apenas três inscritos, inicialmente, no Campeonato. Nelson Barata não esteve presente em nenhuma prova e Pedro Rabaço inscreveu-se antes da prova de Montalegre. Poucas foram as provas em que Paulo Godinho e Miguel Mota estiveram presentes.
No que toca à pontuação, Paulo Godinho tem o dobro dos pontos de Pedro Rabaço. Pelo que mesmo ausente Paulo Godinho será o primeiro no Campeonato. Rabaço com a pontuação máxima irá empatar com Godinho, neste caso, conforme previsto nas PGAK, o desempate será feito pela alínea C, “aquele que tiver obtido a melhor pontuação na primeira prova/corrida. Se ainda assim subsistir, aquele que obtenha melhor pontuação na 2ª prova/corrida e assim sucessivamente” ou seja, neste caso o primeiro a pontuar uma prova, e é Paulo Godinho.


O Kartcross, está ao rubro.
Rui Nunes é primeiro, com 191 pontos, se avaliarmos os pontos totais.
Se a avaliação for feita pelos pontos úteis, o primeiro lugar está na mão de Jorge Gonzaga. Pontos úteis são os pontos totais menos o pior resultado.
Pedro Rosário é segundo com 190 pontos totais e Luís Almeida é terceiro com 189 pontos, embora nas classificações oficiais tenha mais um ponto, que pensamos ser erro. Em quarto está Jorge Gonzaga, com 184 pontos totais.
Estes são os pilotos que podem sonhar com o título.
O máximo que poderá ser obtido, numa corrida, são 49 pontos. Primeiro nos treinos cronometrados 1 ponto, primeiro após corridas 25 pontos, primeiro lugar na final 22 pontos, melhor volta 1 ponto.
Basta somar a pontuação máxima com os pontos obtidos, para ver se é matematicamente possível atingir o primeiro lugar. No entanto teremos de verificar o que acontece se o piloto em primeiro lugar conseguir a pontuação do segundo posto, por exemplo. Confuso? Sim um bocadinho.
Por isso o melhor será ir fazendo contas durante o desenrolar da prova.
O Kartcross vai estar ao rubro, existe um Campeonato em jogo e pelo menos quatro pilotos querem o primeiro lugar.


Iniciados e Rookie, possivelmente poucos de aperceberam que nas grelhas existem dois pilotos que não pontuam para o Campeonato de Kartcross. Todos já notaram que lá estão, até porque dão nas vistas, mas não sabem porque não aparecem nas classificações.
Falamos de João Pinheiro que pontua para o Campeonato de Portugal de Iniciados Kartcross e Tiago Pinto que pontua para o Campeonato de Portugal de Rookies Kartcross. Ambos os pilotos estão sozinhos nos respetivos Campeonatos, se será ou não considerado o Campeonato e atribuído o título só a FPAK poderá responder. No entanto, ambos os pilotos o merecem, correm no meio de pilotos bem mais experientes e muitas vezes ficam em excelentes lugares na classificação geral.

A prova de Sever do Vouga será, certamente uma festa, no encerramento deste ano atípico, em que o Covid alterou as nossas vidas.
O que descrevemos acima é baseado nas nossas contas, pelo que poderá ter algumas incorreções, cuja correção agradecemos. Poderá verificar as classificações oficiais AQUI.

 

Pin It
rodape_3.png
Go to top
JSN Boot template designed by JoomlaShine.com