Campeão de Portugal de Ralicross na Super Car, José Lameiro, piloto de Aveiro, falou sobre a época passada e os seus planos para o próximo ano.


Quais as dificuldades que sentiu, devido ao Covid, foi a primeira questão colocada ao piloto da Diatosta/ Rialto. “O Covid para mim, com todas as dificuldades, trouxe, curiosamente, muitos ensinamentos. Alguns não vou dispensar no pós-covid. Senti, sobretudo, uma enorme nostalgia. Estar em pista e ver as bancadas praticamente desertas, não poder cumprimentar e abraçar amigos e conhecidos, enfim o que nos toca a todos, foi doloroso!

Como correu este ano, tão atípico, em termos de corridas, foi a questão seguinte. “Este ano verdadeiramente estranho, foi um ano de desafios, dificuldades e, sobretudo, de levantar a cabeça, deixar para trás o que menos importa e lutar pelos nossos objetivos. Sem ceder espaço a distrações, foi o ano de traçar um novo rumo”. Começou por referir, continuando. “O tempo e as limitações não tornaram fáceis os nossos objetivos. Desenvolver o Skoda praticamente durante as provas foi tarefa ambiciosa, para mim e para a DM Motorsport, contamos com a colaboração da Ignition Victory. Relembro que fora de provas, o carro tem menos de 3 horas de testes, creio que o trabalho feito esta à vista de todos. Não só pelas vitórias, mas sobretudo pelo evoluir dos cronos e conseguir terminar todas as corridas, sem problemas mecânicos”. Lameiro referiu os dissabores das épocas anteriores, em que o Skoda teimava em não colaborar. “Comparando os nossos cronos com os registos de outros campeões, estamos lá, isso sim é verdadeiramente importante para mim. Sei que temos ainda margem para evoluir, não só o Skoda mas, também quem o guia. O ‘conjunto’ tem condições para em 2021 estar ainda mais forte”.

Quanto ao melhor e pior momento do Campeonato 2020. “O melhor momento foi mesmo voltar em Lousada, depois ver uma foto da minha esposa a chorar de alegria, essa é uma imagem que vale 1 milhão de palavras e que guardarei para sempre, pois só nós sabemos o que passámos e andamos para aqui chegar!!  O pior momento foi bater no Frederico três vezes em duas corridas e não voltar a ver o Rodrigo.

Fátima Lameiro - melhor momento 2020


No que toca a agradecimentos, “Agradeço a todos os incansáveis sofredores da Mancha Negra, a todos os que vibram connosco, a quem acompanha o campeonato, torça ou não por nós. O importante é que adorem o Ralicross. E claro, à Diatosta e Rialto. Deixo um abraço enorme a todos os que fazem parte da caravana do PTRX. Um agradecimento especial à DM Motorsport, pelo trabalho e por ter aceite o desafio, e à Ignition Victory.

De seguida falamos sobre o seu projeto para época 2021, o piloto foi perentório. “Mesma divisão, não me imagino a guiar algo no RX que não seja um Supercar. A violência e agressividade destes carros é viciante, fazem-nos sentir pequenitos ao volante. Não temos a certeza, neste momento, se vamos fazer todo o campeonato, será muito difícil. Mas o Skoda vai estar bem melhorado, garanto!! Aprendemos muito em 2020, temos mais experiência, estamos motivados, conhecemos os problemas e estamos a resolvê-los”.

Para finalizar, deixamos um espaço para José Lameiro deixar algumas ideias. “Gostaria que alguém se aventurasse, no pós-covid, a organizar uma prova noturna, acho que seria espetacular, um sábado à noite de Ralicross”. Começou por afirmar. “No sentido de popularizar o RX, as verificações deveriam de feitas nas vilas ou cidades dos circuitos, têm de ser estudas formas de levar os nossos carros às pessoas. Não podemos estar à espera de que as pessoas paguem o bilhete para entrar no circuito, temos de as cativar. O Ralicross ficaria seguramente muito mais animado e acabaria por misturar o evento com a população, divulgando o mesmo, publicitando desta forma os patrocinadores dos pilotos. Deviam ser estudados meios de promoção e aproximação às famílias que convidem ao fim de semana na pista. Em alguns casos, repensadas as condições dos circuitos para receberem quem nos visita e passar um dia animado”.

José Lameiro

 Skoda Fabia de José Lameiro

Pin It
rodape_2.png
Go to top
JSN Boot template designed by JoomlaShine.com